REBIO Mogi-Guaçu
SP

estatísticas da área

Espécies registradas::
11
Espécies com foto:
11
Espécies com som:
0
Total de registros:
17
Total de fotos:
17
Total de sons:
0

primeiros registros fotográficos

tiê-de-bando
Dáfini Bruno
saí-andorinha
Dáfini Bruno
gralha-picaça
Dáfini Bruno
choca-da-mata
Dáfini Bruno
Áreas de Observação

Reserva Biológica Mogi-Guaçu

Trata-se de unidade de conservação administrada pelo Instituto de Botânica do Estado de São Paulo (IBESP), órgão cuja missão é o desenvolvimento de pesquisas botânicas visando subsidiar a política ambiental do Estado de São Paulo.

Essa unidade de conservação situa-se no município paulista de Mogi Guaçu e possui 470 hectares de área, a qual é dividida em seis setores, três deles destinados à pesquisa não perturbatória, dois à pesquisa perturbatória e o último às atividades de ensino.

‴A altitude média é 600 metros, com topografia relativamente plana. O clima é mesotérmico, com duas estações bem definidas. Uma seca de inverno, nos meses de abril a setembro, e outra quente de verão, nos meses de outubro a março. A precipitação média anual é 1335 mm. A temperatura média é 20,5 ºC. Em relação à vegetação, é coberta predominantemente por cerrado, com variações do cerradão ao campo, possuindo também matas ciliares. Em suas fisionomias, abriga algumas espécies constantes de listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção como a Aristololochia labiata Willd, Eriotheca pubescens (Mart. & Zucc.) Schott & Endl. e as palmeiras Acanthococos emensis Toledo e Euterpe edulis Mart, entre outras.

Possui uma grande diversidade de fauna, destacando-se a ocorrência da onça-parda (Puma concolor), do tamanduá-bandeira (Mymercophaga tridactyla), do lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), do gavião belo (Busarellus nigricollis) e da perdiz (Rhynchotus rufescens), também constantes de listas oficiais de espécies ameaçadas.‴ (IBESP).

Plano de Manejo: Não foi localizada sua publicação na internet, muito embora conste que a REBIO o possua. Também não foi localizado levantamento da fauna.

A REBIO é uma das três unidade protegidas que formam o denominado Complexo Ecológico de Mogi Guaçu, anteriormente conhecida como Fazenda Campininha. As outras duas são a Estação Experimental de Mogi Guaçu (3.050,41 hectares) e Estação Ecológica de Mogi Guaçu (980,71 hectares).

História

A Reserva Biológica de Mogi Guaçu foi criada pelo Decreto Estadual nº 12.500, de 07 de janeiro de 1.942.

Infra-estrutura

Não consta que a REBIO possua infra-estrutura para recebimento de visitantes. Além do mais, pelo teor de suas NORMAS DE USO, as visitas devem ser voltadas para a pesquisa científica.

CLIQUE AQUI para ler as NORMAS DE USO PARA PESQUISA E VISITAÇÃO DA REBIO DE MOGI GUAÇU.

CLIQUE AQUI para saber como chegar na REBIO de Mogi Guaçu.

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências

Instituto de Botânica Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo

http://www.ibot.sp.gov.br/instituto/unidades/mogi/mogi.php

ALESP

www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1942/decreto-12500-07.01.1942.html